BLOG DO DR. TAUILY TAUNAY

Ipad

O guia definitivo para dominar o conhecimento sobre as emoções humanas  e se tornar um Coach de excelência!

DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK

Cadastre-se

O poder das Metáforas no Coaching

Metáfora é uma figura de linguagem, aparentemente, sem sentido, mas que, por meio de comparações implícitas, representa uma situação real. As metáforas nunca expressam sentido literal, diretamente. Em geral, têm caráter pedagógico, pois encerra, em si mesma, lições de moral e demonstra, analogamente, as consequências de determinadas escolhas e situações, além de transmitir o significado de uma ideia ou contexto.

Exemplo de imagem
Psicologicamente, podemos observar que as metáforas conseguem acessar o emocional das pessoas com certa facilidade, desde que utilizada a metáfora certa, no momento certo. 

Visto que uma das funções do coach é semear e fortalecer a motivação do coachee, acelerando a conquista de resultados importantes, a utilização de metáforas pode ter um papel significativo neste contexto.

De acordo com o modelo cognitivo de Aaron Beck, utilizado em uma das abordagens em Psicologia denominada Terapia Cognitivo-Comportamental, os resultados surgem em função das escolhas/comportamentos emitidos que, por sua vez, são influenciados pelas emoções do momento (além do humor e temperamento), que são moduladas pelos pensamentos da pessoa, sua interpretação de contextos específicos, sofrendo uma interferência importante das crenças funcionais ou disfuncionais desenvolvidas ao longo de sua vida.

Sendo assim, as metáforas podem atuar como um catalizador, como um “atalho” “sem filtro” às emoções do indivíduo, pois as imagens geradas e, especialmente, as relações estabelecidas entre os elementos da metáfora (análogos ao contexto de vida que está sendo trabalhado na sessão de coaching, é claro) são capazes de despertar fortes emoções no cliente, a ponto de mobilizar firmemente suas decisões e comportamentos nos dias seguintes à sessão de coaching. Percebe a força da metáfora bem utilizada em sessões de coaching! Isso pode elevar seu desempenho de modo significativo!

Dica: procure se informar acerca de métodos como Programação Neurolinguística e Hipnose Ericksoniana para uma eficaz utilização de metáforas em sessões de coaching. A combinação entre estes métodos, certamente, revolucionará o nível dos seus atendimentos no que se refere, especificamente, à adequada e impactante utilização de metáforas em sessões de coaching e mobilização do aspecto emocional do seu cliente, nutrindo ainda mais sua motivação e estimulando a busca focada por grandes objetivos.
 
Grande abraço, 
 
Dr. Tauily Taunay
Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Cadastre-se