BLOG DO DR. TAUILY TAUNAY

Ipad

O guia definitivo para dominar o conhecimento sobre as emoções humanas  e se tornar um Coach de excelência!

DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK

Cadastre-se

O Coach Mindfulness

Para ser coach de alta performance, são necessárias algumas habilidades, como escuta adequada; falar pouco, com precisão, em geral, utilizando perguntas; conhecer um leque de ferramentas de coaching para utilizar em contextos específicos; acreditar no potencial concreto, realizador, do seu cliente; ter certa experiência de vida e profissional para uma atuação mais madura e eficaz, dentre outras.

Exemplo de imagem
Diante da soma de atribuições, responsabilidades, demandas e soluções a serem desenvolvidas no campo pessoal, financeiro, profissional, nossa mente pode se ocupar em demasia com os desafios do dia-a-dia e isso interfere, de forma relevante, em uma das mais importantes competências do coach: a habilidade de se fazer plenamente presente diante do seu cliente. A falha em se fazer presente, perdido nos próprios pensamentos no momento do atendimento em coaching é o que chamamos de Mindlessness.

A atitude Mindlessness enfraquece nosso potencial, enquanto coaches, de tecer a pergunta cirurgicamente precisa, de escolher a ferramenta apropriada para aquele momento específico, de “prescrever” tarefas de casa significativas e pertinentes para o “momentum” do seu cliente, só para citar alguns exemplos.

O oposto disso, chamamos de Mindfulness. Este construto trata-se da ação de estar plenamente atento ao que se passa nos seus sentidos nesse exato instante, presente no aqui-e-agora. É a habilidade para prestar total atenção a um estímulo externo (ou interno) do ambiente, no momento presente.

De acordo com diversos estudos, a prática de Mindfulness aprimora nossa atenção, enquanto função cognitiva, fortalece as áreas neurais dos lobos frontais e ínsula, respectivamente, implicadas nas funções executivas e inteligência emocional, melhora nossa função imunológica, aumenta nossa longevidade, dentre diversos benefícios relatados. A prática da meditação é um excelente meio para desenvolver a atitude Mindfulness, por exemplo.

Contrariamente à atitude Mindlessness, a postura Mindfulness favorece a perspicácia e percepção aguçada do coach, instiga sua criatividade e, consequentemente, os insights por parte do coachee, estimula o relacionamento de confiança no processo de coaching: costumo dizer que, para ser um excelente coach, o profissional deve ter “301” sessões probono, estudar bastante a técnica do coaching, ter sido coachee de alguém com experiência e adotar uma postura Mindfulness. 

Diante de tudo isso, adotando tal postura, naturalmente vem à mente do coach perguntas, ferramentas e tarefas de casa mais pertinentes e significativas, que farão despertar o potencial do seu cliente, trazendo resultados extremamente gratificantes para ambos.

Seja um Coach Mindfulness!
 
Grande abraço, 
 
Dr. Tauily Taunay
Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Cadastre-se