BLOG DO DR. TAUILY TAUNAY

Ipad

O guia definitivo para dominar o conhecimento sobre as emoções humanas  e se tornar um Coach de excelência!

DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK

Cadastre-se

O poder neural do mural dos sonhos

O núcleo acumbente mobiliza nosso comportamento na direção de algo percebido como positivo, assim o nosso mural dos sonhos se torna realidade!

Exemplo de imagem
O mural dos sonhos é uma ferramenta muito relevante em processos de Coaching, sendo utilizada por muitas escolas e foi extensamente conhecida através do documentário O Segredo

Trata-se de um mural (uma colagem, uma composição de imagens impressas, etc.) no qual o cliente coloca figuras que representem seus objetivos mais significativos e desafiadores, com prazos variáveis de realização (importante mesclar objetivos muito importantes de longo prazo, para te “lembrar do futuro” extraordinário, com objetivos importantes de curto prazo, para te recompensar e reforçar a cada “pequena” conquista). 

O cliente, portanto, deve visualizá-lo, periodicamente (por exemplo, uma vez por dia, pela manhã, antes de iniciar suas atividades), mas não deve estar facilmente visível para evitar habituar-se com a ferramenta, enfraquecendo seu poder motivador. 

Muitos explicam seus efeitos realizadores pela via da física quântica, advogando que as crenças, ou melhor, aquilo que você vê na sua mente se transforma em realidade (afinal, o cérebro “não distingue o real do imaginado”), tomando como evidência os experimentos da fenda-dupla (explicado na aula 1 do módulo bônus do CONAC*). 

Então, o mural teria algum poder mágico de contribuir ou, talvez, determinar a conquista dos objetivos ali expostos e visualizados, com emoção, pelo cliente. Essa explicação é possível, mas improvável, conforme explicado no referido curso. 

Existem, de fato, inúmeras evidências empíricas de que a ferramenta tem influência significativa na realização dos objetivos colocados no mural. Mas a verdadeira explicação pode estar nas Neurociências e não na dita “física quântica” per se. 

Conforme explicado no CONAC*, módulo 1, existe uma região cerebral envolvida na motivação, na busca pelo prazer, uma região “ponte” entre as áreas cerebrais da emoção e da execução dos movimentos. 

Ao visualizar algo potencialmente prazeroso, recompensador (positivamente reforçador, como dizemos em Psicologia Comportamental), esta região de nome exótico, o núcleo acumbente, se ativa, mobilizando nosso comportamento na direção deste algo percebido como positivo. 

Portanto, infelizmente, em comportamentos compulsivos, como uso abusivo de drogas, ato de compras, praticar sexo, ou ingerir comida em excesso, esta região se encontra desregulada (importante destacar que não temos como determinar se é causa ou consequência, apenas que há uma correlação). 

Dito isto, no processo de Coaching, podemos utilizar o modus operandi desta região para alavancar os resultados dos nossos clientes, motivando-os genuinamente na busca dos objetivos por meio da utilização do mural dos sonhos. 

A pessoa, ao olhar seus objetivos mais inspiradores na forma de imagens visuais expostas no mural, tem seu núcleo acumbente ativado, promovendo a liberação de um importante neurotransmissor chamado dopamina, que tem um papel excitatório na função da área cerebral da tomada de decisão e execução de ações, o famoso Córtex Frontal. 

Sendo assim, o sujeito, logo pela manhã, ao iniciar suas atividades, sente-se intrinsecamente motivado para colocar em prática o plano de ações construído no processo de Coaching e altamente disposto a executar sua agenda semanal programada. 

Este é apenas um exemplo de que, com o conhecimento de neurociências e outras evidências científicas, o profissional do Coaching pode atuar de modo responsável e seguro para promover transformações no comportamento de seus clientes, ciente de seus potenciais e limitações, ao utilizar a ferramenta certa no momento certo, com o devido embasamento das razões da utilização daquela ferramenta, do ponto de vista neurocientífico e psicológico. 

Quer conhecer mais de Neurociências aplicadas ao processo de Coaching? Acompanhe nossos conteúdos e fique atento a abertura da próxima Turma, para se capacitar, se aprimorar, e ter maior assertividade na interação com seus clientes no seu cotidiano profissional.
 
Grande abraço, 
 
Dr. Tauily Taunay

*Curso Online de Neurociências Aplicadas ao Coaching

Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Cadastre-se